terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O ramo alimentício e a nossa região: Imperatriz e circunvizinhança

Complementando informações acerca da nossa região e continuando o tema do outro post que fala sobre o tema (O ramo alimentício e a nossa região: Norte/Nordeste brasileiro), seguimos aqui tratando sobre o mercado alimentício da nossa região, porém buscando tratar de uma forma mais específica. Com uma área menor, vamos nos ater apenas a nossa cidade, Imperatriz, e redondezas, independente de fronteiras estaduais.

Imperatriz e região despontam como grande produtora de alimentos, tendo o agronegócio como força motriz da economia local. Entre os principais produtos, podemos citar a carne,

Grãos - Porto Franco, a cidade no meio do caminho segundo a revista EXAME, fica entre a região do cerrado que esta localizada nos estados do MA, PI e TO, o Mapito, e o Porto do Itaqui, terminal marítimo de escoamento para exportação. Em Porto Franco há um distrito agroindustrial baseado no armazenamento e esmagamento de soja, que é o grande produto agrícola do sul do estado, sendo Balsas a principal cidade produtora. O distrito agroindustrial de Porto Franco surgiu as margens da ferrovia a partir da ida da unidade de armazenamento e esmagamento da Algar Agro, e logo depois com unidades da Cargill, Bunge e da Ceagro

Laticinios - A região tocantina é a maior produtora de leite do estado do Maranhão. Em Imperatriz há vários laticinios, como o tradicional São José, Soberano, Melki no setor mercadinho e o Palate, do grupo CBA e tem como o carro-chefe o leite em pó. Contudo, as condições de produção do leite beiram o extrativismo, sendo necessário maior infraestrutura e melhor gestão para o aumento da produtividade no campo. O "leite em latão" ainda é uma realidade na nossa região.

Carnes - A região de Imperatriz possui forte vocação para a pecuária, com forte produção de gado de corte. O gado criado é abatido em frigoríficos como o equatorial, em açailândia, que detém direcionamento à exportação como os produtos Halal, para o mercado islâmico.

Bebidas - Imperatriz hoje tem no ramo de bebidas a River, que fabrica refrigerantes de diversos sabores, com envases PET e vidro. Já em Águas Minerais, temos a Indaiá em Gov. Edson Lobão, com envase de garrafão retornável de 20L e um entreposto de distribuição dos produtos da marca da regiao. Imperatriz já foi mais significativa nesta área, com envases da COCA-COLA e TAMPICO. Contudo, a COCA-COLA possui uma nova fábrica já em fase de construção, esta que será a primeira totalmente de acordo com normas ambientais e de sustentabilidade, seguindo um novo padrão de envases de refrigerantes.

Imperatriz também tem grandes redes de comércio varejista, como o Mateus, com tres lojas sendo uma delas a maior do grupo inteiro, o Atacadão do grupo Carrefour, Walmart muito em breve. Aqui na região tem uma importante torreifadora de café, o Café Viana, que também detém atividades no ramo de extrusados.

Percebe-se que Imperatriz está "no olho do furacão", tendo um mercado abrangente e em franca expansão, oferecendo várias oportunidades aos profissionais do ramo alimentício.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário