domingo, 1 de janeiro de 2012

Norte, Nordeste e Centro-Oeste despontam como novo foco produtor de alimentos

Segundo análise dos dados agropecuários foram apresentados pelo coordenador-geral de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Garcia Gasques, na 2ª Conferência do Desenvolvimento, organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro, em Brasília, o Brasil surgirá como principal produtor de alimentos do mundo, ao lado de EUA, Argentina e Austrália.
Os novos dados apresentados sugerem também uma tendência bastante conhecida por nossa região: a vinda de produtores agrícolas em busca de vastas terras a preços acessíveis. Esse fato reforça a nossa região e a sua vocação como produtora de alimentos. Outro ponto é a necessidade de implementação de tecnologias para enfrentar as mudanças climáticas comuns as "novas fronteiras agrícolas", muito interessante a nós, profissionais da área.
 
Confira alguns trechos:

"O Brasil será um dos importantes fornecedores de alimentos nos próximos anos, junto com os Estados Unidos, Austrália e Argentina. As projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para os próximos 40 anos mostram que a produção de grãos no país deve saltar dos atuais 159 milhões de toneladas para 299,5 milhões de toneladas. Esse aumento representa acréscimo de 140,5 milhões de toneladas de arroz, feijão, trigo, milho e soja, ou 88% de incremento."



"O preço da terra têm sido um dos fatores atrativos para o deslocamento da agricultura e pecuária para novas áreas, especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Outro ponto é que como essas novas regiões de expansão da agropecuária apresentam maiores riscos de variações climáticas, especialmente secas, a tecnologia é um fator essencial para reduzir esses impactos."


fonte: Correio do Estado - Brasil será grande celeiro de alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário