segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bisnagas de condimentos e a segurança alimentar

Indicação do meu colega blogueiro Carlos Leen.

Lanchonetes, restaurantes e demais serviços de alimentação ainda permanece o uso das famigeradas bisnagas com maionese, catchup, mostarda e demais condimentos ou temperos.

O uso desssas bisnagas oferece riscos de contaminação ao consumidor. O constante manuseio por todos os clientes, elevam as bisnagas de condimentos a status de "corrimão". Imaginem se, tendo que lavar as mãos antes de se alimentar, nós, com o sanduíche em uma mão, passassemos a outra mão na maçaneta da porta, onde todo mundo pega? Outro fator é a  falta de refrigeração que as bisnagas estão expostas. Não sabe a quanto tempo o produto está ali exposto, e sendo um produto sensível, corre risco de proliferação bacteriana em temperatura ambiente.

Contudo, esses fatores acima são potencializados por um forte ponto: validade. Muitos são reabastecidos, e além da má manipulação no preenchimento, com funcionarios despreocupados com a higiene, não se tem controle de quando aquela bisnaga foi preenchida, podendo estar ali já por vários dias, até semanas, nos condimentos mais fortes (pimenta). Os resíduos na ponta da bisnaga são acumuladores de contaminação, servindo de meios de cultura para as bactérias causadoras de DTA's. Além de todos esses fatores, o produto de dentro da bisnaga ainda pode ser clandestino, feito na própria UAN e ser um risco em si, por não ter procedência alguma, sendo no caso da maionese "caseira" uma das vilãs nos casos de Salmonelose.

O uso das bisnagas ainda reside no fator "Problema Cultural". A população ainda prefere as bisnagas, simplesmente por desconhecer o enorme risco que ela corre. Além disso, muitos reclamam da inconveniência do sachê. Contudo, há pouco tempo surgiu um utensílio simples, para cortar saches, chamado Khort, facilitando o uso. Porém, esse utensílio pode aculumar residuos tão danosos quanto a ponta da bisnaga, sendo necessário que a UAN tenha procedimentos regulares de troca desses abridores.

Legislação:

O uso das bisnagas é regulamentado de forma local, pela vigilância sanitária mul. ou estadual.

Saúde pública e alimentação segura é também uma questão cultural. O consumidor tem direito e DEVE se informar aos riscos de que corre, para assim, consciente, exigir melhorias aos fornecedores e prestadores de serviço.

Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário