domingo, 1 de janeiro de 2012

Gôndolas e freezers de supermercado mal operados oferecem risco de DTAs

Quem nunca chegou em um hiper ou supermercado,  mercearia do bairro ou até aquela "vendinha" e se deparou com produtos mal estocados, latas amassadas, sacos rasgados com seu conteúdo por cima das outras embalagens ou até mesmo empoerados? No caso dos produtos que precisam da cadeia do frio essa relação é ainda mais grave: com o aumento da temperatura que surge no verão muitos freezers expositores não são suficientemente dimensionados para o nosso clima, quando não são desligados durante a madrugada. 

O mal armazenamento varejista é um problema real, de cunho cultural. Enquanto o consumidor final não for plenamente consciente do risco que corre ao consumir alimentos mal armazenados e deixarem de consumir, os varejistas não terão interesse de mudar esta mal gestão da estocagem. Nesse sentido, nós, profissionais dos alimentos entramos com a divulgação da consciência e implementação da cultura do "alimento seguro" na população, e posteriormente oferecendo amparo técnico aos comerciantes, com ferramentas de gestão de estocagem apropriadas.

o portal "ClicaTribuna" produziu uma ótima matéria em torno deste tema, alguns trechos abaixo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais da metade das doenças transmitidas por alimentos ocorrem nas residências e a principal forma de contaminação está relacionada ao manuseio incorreto e à conservação inadequada. E o número de casos aumenta muito no verão.

“As altas temperaturas favorecem a proliferação bacteriana e com isso é necessário uma maior preocupação em relação à conservação dos alimentos. O cuidado deve ser redobrado quando se trata de alimentos perecíveis, como carnes, peixes, frutos do mar, laticínios, ovos, entre outros”, explica a nutricionista Alexsandra Medeiros.

[..]

Outra orientação é quanto às refeições feitas fora de casa. “Nos restaurantes, por exemplo, algumas preparações ficam expostas no bufê por várias horas, sem um rigoroso controle de temperatura, como as saladas, maionese, molhos, farofa, entre outros. Os alimentos preparados também são ambientes favoráveis à proliferação bacteriana”, destaca (NR: a especialista).

Fiquem de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário