segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Aflatoxinas causam problemas na China

Quem nunca ouvir falar da penicilina? Antibiótico poderoso, ela é produzida por um fungo, o Penicillium sp. e foi o primeiro antibiótico usado em larga escala. Os fungos podem ser produtores de alimentos - como por exemplo o Penicillium roqueforti ou  Penicillium camembert, dos famosos queijos - ou até mesmo o próprio alimento - na forma da sua fruitificação: os cogumelos. Contudo, os fungos podem ser nocivos.

Aflatoxinas são compostos que fazem parte do grupo das micotoxinas, que são compostos tóxicos produzidos pelos fungos. Importante provedor de deterioração alimentícia, os fungos surgem quando as condições de preparo e armazenagem não são adequados, trazendo riscos ao consumidor. Recentemente, na China - país que necessita alimentar 1,7 bi - surgiu casos de intoxicação por aflatoxinas. 

Um dos principais casos que ocorreram se deu da seguinte forma: leite com presença de aflatoxina foi comercializado no sudeste da China. De tão potentes, as aflatoxinas surgiram dos fungos que decomporam a ração/silagem do rebanho leiteiro, passou para o leite, permaneceu durante o processamento (devido a sua característica termorresistente) e estava prestes a causar DTAs nos consumidores chineses. Graças ao controle de qualidade e a rastreabilidade aplicada, o lote do leite problemático foi retirado de circulação antes de ser consumido.

De acordo com matéria do Portal Terra, dessa vez o amendoim foi o vilão:

"O órgão regulador de alimentos, em Shenzhen, informou que foram constatados níveis excessivos de aflatoxinas em amendoins vendidos em três estabelecimentos e no azeite de cozinha utilizado em quatro restaurantes, informou a agência estatal China Nova."

Fonte: Portal Terra
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário