terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Leite: Imperatriz sediará encontro nordestido esse ano

Imperatriz desponta como importante foco produtor leiteiro brasileiro. Será realizado na nossa cidade pré-agendado para 17 a 19 de outubro de 2012 o IX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), que este ano foi realizado em Maceió-AL. Um encontro desta magnitude exemplifica a força de Imperatriz e região quando o assunto é leite. O coordenador de agronegócio do Sebra-MA, Mauro Borralho, traz informações sobre o evento e sobre o mercado da nossa região. Confira alguns trechos da matéria do O Progresso:

“O evento será um grande ganho para os produtores do Maranhão, que terão a oportunidade de trocar experiências, enriquecer seus conhecimentos, conhecer novas tecnologias e fomentar negócios. Teremos uma maior integração dos elos da cadeia do leite”, destaca o coordenador de Agronegócios do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, que fez uma pequena apresentação dos projetos de Leite e Derivados executados pelo Sebrae no Estado, nas Regiões Tocantina, Pré-Amazônica, Médio-Mearim e Microrregião do Pindaré."

Mauro Borralho também destaca que a capacidade instalada dos laticínios ainda oferece crescimento de produção. Produção essa que crescerá com aplicação de conhecimento técnico no campo.

“Dos 15 laticínios cifados, a produção é de 210 mil litros de leite/dia, mas essa demanda é reprimida, pois eles têm a capacidade de beneficiar muito mais leite. Se tivermos um aumento de produção, aliado a boas práticas de manipulação pelos criadores para melhorar a qualidade do leite e, no compasso, os laticínios oferecerem preço justo pelo litro, conseguiremos ter uma cadeia equilibrada, onde todos saem ganhando, principalmente o consumidor final”, destaca o coordenador.


"Os quatro projetos do Sebrae na área de Leite e Derivados abarcam 32 municípios, atendendo 23 empreendimentos formais e 540 informais. “Nosso esforço agora é trazer os laticínios para o processo, trabalhando também na industrialização do leite. O debate não é fácil, mas já iniciamos a aproximação e temos avançado nas conversas com os proprietários”, comenta Borralho, informando que o Estado possui 27 laticínios, sendo 15 regularizados com o SIF (Selo de Inspeção Federal) e 12 que operam com registro estadual."
 
Alguns números:

A produção de leite no Maranhão é de 1,1 milhão de litros/dia, segundo dados do IBGE. Juntas, as regiões Tocantina, Pré-Amazônica e Médio-Mearim são responsáveis por 87% da produção do Estado – as duas primeiras concentram 68% desse total. Nesse sentido, nós podemos ter noção da força da nossa região no mercado do leite e o quanto este mercado precisa do profissional, para aumentar a produção aliado com as práticas de controle e gestão de qualidade.

Seguindo sugestão do meu colega Engº Edilberto dos Santos Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário