quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Governo quer reduzir sódio em produtos

Mais um desafio para os Engº das indústrias: novas formulações com os mesmos atributos e menos sódio. Caracteristicas sensoriais atrativas e vida de prateleira provida com uso de conservantes, tudo isso com menos sódio para os consumidores.

O Ministério da Saúde firmou acordo voluntário com a Indústria de Alimentos para reduzir o teor de sódio em mais sete produtos. Em abril, houve anúncio de redução progressiva nas massas instantâneas, pães de forma e bisnagas.

A partir de agora, fabricantes de pão francês, batatas fritas, salgadinho de milho, bolos prontos, misturas para bolos, biscoitos e maionese deverão diminuir a quantidade de sódio  até 2014 ou 2016 -isto depende de cada produto. As maiores reduções serão feitas nos biscoitos doces recheados, em parte dos bolos prontos e nas misturas para bolo.

A decisão visa conter o impacto de doenças crônicas, como as cardíacas, e cumprir a meta de diminuição de sódio nos alimentos, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Edmundo Klotz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), afirmou que os primeiros produtos a entrar no programa de redução são os que contém em sua formulação maior quantidade de sódio. O fato de alguns deles serem consumidos por crianças também pesou na decisão, explicou Klotz.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai monitorar o cumprimento das metas estabelecidas. Posteriormente, novos produtos podem ser incluídos no programa de corte de sódio.

Fonte: Brasil Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário