sábado, 11 de fevereiro de 2012

Como eliminar Mofos e Fungos de Câmaras frigoríficas pelo processo de fumegação?

Artigo técnico retirado do MilkNet 

1- Eliminar a pintura velha da câmara-fria, raspando todas as paredes e teto;

2- Lavar todas as paredes com solução de cloro a 50%;

3- Lavar todas as prateleiras com solução de cloro a 50%, se possível colocar ao sol para secar. Após a sanitização, deixar a câmara aberta para que haja uma circulação de ar dentro da mesma;

4- Quando a câmara estiver seca, fazer pintura das paredes com cal virgem ou latex;

5- Quando estiver concluída a pintura (pintura seca), utilizar uma lata (pode ser de achocolatado em pó ou manteiga)e colocar aproximadamente 200 ml de formol. A lata deverá estar posicionada no centro da câmara fria.

6- Com um pano velho, fazer uma "trouxinha" com o permanganato de potássio (aproximadamente 50g), fechando-a bem para que o produto não caia da trouxa.

7- Amarrar um barbante na ponta da trouxa e colocar-lá com muito cuidado dentro da lata com formol. Ocorrerá uma reação e imediatamente começará a sair uma fumaça tóxica da lata.

8- Sair rapidamente da câmara-fria e fechar a porta, indentificando-a para evitar que a mesma seja aberta num período de 24 horas.

9- Após as 24 horas, deixar a mesma aberta por mais 24 horas para que saia o cheiro do formol. É aconselhável colocar um ventilador dentro da câmara para melhorar a circulação do ar.

10 - A câmara, após não ter mais cheiro do formol, deverá ser lavada (pois a reação química deixa um pouco de sujeira) e poderá ser utilizada.

Observações:
* durante todo o período de manutenção da mesma, os forçadores de ar deverão estar desligados;
* a câmara deverá ser identificada para evitar que pessoas desavisadas entrem na mesma durante o período de fumegação;
* por se tratar de produtos tóxicos, durante todo o processos é obrigatório o uso de máscaras e óculos de proteção.
* em caso de câmaras grandes, colocar dois pontos com formol. Neste caso, colocar o permanganato primeiramente no ponto mais distante da porta, para que seja possível colocar o permanganato no outro ponto a tempo de sair da câmara sem risco de intoxicação do manipulador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário