sexta-feira, 2 de março de 2012

Chicanas: você sabe como dimensiona-las?

Chicanas, esse aparato simples, que é em mesma proporção essencial para as operações de mistura e agitação dentro da indústria de transformação química e alimentícia. Mas você sabe dimensiona-las?
De tão simples chega a ser engraçado... mas fique sem para você ver.

Material retirado do Portal da Engenharia Química.

5.2 Chicanas

 As chicanas são usadas para evitar a formação de vórtices na agitação de líquidos de viscosidade reduzida, como o são os caldos de fermentação, quando o agitador está montado co-axialmente no fermentador. Em geral as chicanas, com uma largura igual a 1/10 do diâmetro do fermentador, são em número de quatro montadas verticalmente duas a duas em posição oposta junto à parede do fermentador; em muitos casos há um pequeno espaço entre a chicana e a parede.
A importância das chicanas advém da introdução de turbulência no líquido: o movimento do líquido sob a acção do agitador na ausência de chicanas mover-se-ia segundo linhas de corrente circulares em torno do eixo de agitação Figura 5 (a) e o grau de mistura entre diferentes camadas de líquido seria reduzido e formar-se-ia um vórtice forçado que introduziria ar no líquido e reduziria a potência transmitida ao líquido. Ao introduzir as chicanas as linhas de corrente são interrompidas, gera-se intensa turbulência e os vórtices e remoinhos são destruídos Figura 5 (b).
Perfis de escoamento num vaso (a) sem chicanas e (b) com chicanas com agitador montado co-axialmente.
Figura 5: Perfis de escoamento num vaso (a) sem chicanas e (b) com chicanas com agitador montado co-axialmente.

 Fonte:  Portal de Engenharia Química

Outro material, mais detalhado, é o disponibilizado pelo Dpto. de Eng. Química e Eng. de Alimentos da UFSC. Veja a primeira página pra sentir um gostinho.
Apostila completa AQUI.


Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário