sexta-feira, 15 de junho de 2012

Ar Comprimido: como dimensionar?

Olá a todos.

Como é a proposta do blog, de acordo com os desafios vividos no cotidiano profissional, surgem temas de postagem e aqui serve para arquiva-las e torna-las de fácil acesso aos colegas.

É de praxe a industria de bebidas ter uma estrutura de sopro de pet para fornecer embalagens à linha de envase. Contudo, as máquinas de sopro não funcionam só. Faz-se necessário uma infraestrutura de utilidades que contenham, dentre outras coisas, fornecimento de ar comprimido suficiente para o consumo das sopradoras. Mas eis a questão: como dimensionar esta utilidade?

A Apostila abaixo, da eletrobrás, nos ajuda a enfrentar este desafio. Esclarece desde conceitos básicos de unidades, aplicações até como otimizar o sistema. Fonte de pesquisa valiosa.




Eis a pergunta que lanço: estamos aptos a este desafio?
Como opinião pessoal, acredito que sim. Nossa graduação contempla as cadeiras necessárias para esta análise justamente porque é uma necessidade da indústria o profissional apto a implementações de melhorias físicas, seja estrutural ou em maquinário. Contudo, analiso como uma lacuna da nossa formação a ênfase demasiada nas tecnologias do alimento, em detrimento as tecnologias do processo em si. destaca-se a ciência do produto em detrimento da ciência da máquina que faz o produto.

Acredito que só uma minoria dos profissionais lançados ao mercado terão que lidar diretamente com o desenvolvimento de novas tecnologias. Desta forma, a grande maioria dos profissionais estarão em situação de operar a tecnologia existente, assim ganhando destaque a parte que faz o processo/maquinário e não o processo em si. Logo, é necessário uma maior ênfase nesta parte.

Mas como a engenharia é a ciência de aprender, o profissional da área precisa quebrar barreiras e usar do conhecimento geral adquirido, e com a literatura específica, direcionar o foco para a solução do problema pontual proposto pela necessidade fabril. Importante lembrar também que estamos mechendo com vasos pressurizados, e que segundo a NR N°13, é necessário profissional gabaritado para laudar este tipo de equipamento.

Quem sabe, seja um tema que será descorrido em próximos tópicos...

Abraços e Até Mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário